

Apresentação das Jornadas
As primeiras Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos tiveram lugar no Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi em 2005, sob a organização do professor Doutor João Paulo Rodrigues, e tiveram como objetivo a troca de ideias entre docentes e investigadores na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios. Contou maioritariamente com alunos de Mestrado e Doutoramento. Também nas edições seguintes, as 2as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos em 2011 e as 3as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos em 2013, tiveram lugar na Universidade de Coimbra.
Posteriormente, passaram a ter lugar em locais diferentes, e com uma periodicidade bienal: as 4as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos em 2014, no Instituto Politécnico de Bragança; as 5as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos em 2016, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em Lisboa; as 6as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos e 1as Jornadas de Proteção Civil em 2018, na Universidade de Coimbra; e as 7as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos e 2as Jornadas de Proteção Civil, em 2021, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. As 8as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos e as 3as Jornadas de Proteção Civil (8JORNINC-3JORPROCIV) realizaram-se no Porto, no Instituto Politécnico do Porto, a 2 de junho de 2023.
Desta vez, no ano de 2025, irão ocorrer no Instituto Politécnico de Coimbra, mais concretamente no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, passados 20 anos da sua primeira edição, e 5 anos da sua última realização na Cidade de Coimbra.
Nestas 9ªs Jornadas de Segurança aos Incêndios urbanos, o ISEC conta receber os mais prestigiados docentes e investigadores de Universidades, Politécnicos, Laboratórios, Centros de Investigação e outras entidades ligadas à investigação e divulgação do conhecimento técnico do nosso país. Este evento tem como objetivo juntar estes investigadores, e potenciar novos desafios no sentido de difundir mais e melhor conhecimento técnico nesta área.
Os recentes eventos de grandes incêndios florestais, que pela sua dimensão extrema têm vindo cada vez mais a ameaçar o espaço urbano construído, apresentam novos desafios para investigadores e legisladores, no cumprimento da obrigação de proteger tanto as pessoas como os seus bens. É de fato um novo capítulo nos livros de segurança aos incêndios urbanos, a questão da Interface urbano-florestal. Ainda temos um longo caminho a percorrer neste tópico.
Também não podemos ignorar que as alterações climáticas colocam novos problemas para organização da segurança do espaço construído. Não só em termos de incêndios florestais e rurais, como também no que toca às inundações, sismos, tsunamis, nevões, tornados e outros eventos extremos que temos vindo a observar no nosso planeta, com uma periodicidade cada vez maior. É com este propósito que em paralelo com as 9ªs Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos , tem havido a preocupação de alargar este espaço de discussão elementos da sociedade que estão mais ligados ao aspeto operacional da Proteção Civil em Portugal. Nesse sentido, as 4ªs Jornadas de Proteção Civil pretendem chamar à discussão entidades como Corporações de Bombeiros profissionais e voluntários, Proteções Civis Municipais, Comandos Distritais e Nacionais da Proteção Civil, Escola Nacional de Bombeiros, bem como outras entidades públicas e privadas cujo propósito é a atuação em Proteção Civil.
É de todo o interesse a participação de agentes não ligados à investigação, mas antes à parte operacional do planeamento, implementação e combate aos eventos de proteção civil, que partilhando as suas experiências garantem um melhor estado de informação aos outros técnicos e à própria população.
Houve uma preocupação de tornar este evento acessível para todos os interessados, sejam alunos, professores, bombeiros, quadros técnicos superiores, ou outros, por forma a que o custo de inscrição não seja um obstáculo a quem queira participar.
As comissões Organizadora, Executiva e Científica agradecem a todos os que de uma forma individual ou institucional, queiram participar com o seu conhecimento e contributo para este evento.
Para mais informações, contacte: jorninc.jorprociv@gmail.com
A sociedade, os organismos de administração e de gestão, as Instituições de ensino e desenvolvimento,
e as comissões executiva e organizadora das 9JORNINC-4JORPROCIV agradecem a participação e divulgação deste evento


